Marketing médico em 4 passos.

Você está começando a estruturar a sua clínica, ou já tem tempo no mercado e quer ampliar os seus negócios? Seja qual for o momento do seu empreendimento, você precisa conhecer bem as possibilidades do marketing na área da saúde.

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Marketing médico em 4 passos.

Você está começando a estruturar a sua clínica, ou já tem tempo no mercado e quer ampliar os seus negócios? Seja qual for o momento do seu empreendimento, você precisa conhecer bem as possibilidades do marketing na área da saúde.

Médicos e outros profissionais da saúde conseguem divulgar seus serviços com muita eficácia, mas não se pode esquecer das limitações legais para isso. Não adianta nada criar a melhor estratégia de marketing para a sua clínica, se ela violar os limites definidos pelo Conselho Federal de Medicina.

Por isso, fique atento ao que pode ou não ser feito antes de pensar em qualquer iniciativa de marketing. Caso contrário, talvez seja necessário refazer parte do trabalho e perder tempo precioso que poderia ser usado de maneira mais produtiva.

Mesmo com limitação, as opções de estratégia de marketing são inúmeras. É por isso que tantas clínicas e consultórios contam com serviços de marketing personalizado.

Dito isso, existem 4 passos importantes para seguir quando se trabalha com marketing na área da saúde:

1. Oferecer acesso à informação de qualidade.

Com o grande uso das redes sociais, as estratégias de conteúdo são as mais populares entre os médicos em seus perfis. Dicas de saúde, publicações motivacionais e atualizações sobre tratamentos médicos costumam ter bastante repercussão por serem pautas de interesse de qualquer paciente.

Essa onda de conteúdo informacional na saúde tem contribuído também para uma melhoria na saúde da população, alertando os leitores sobre os riscos que podem estar expostos e garantindo que tomem conhecimento de exames e tratamentos que antes eram desconhecidos pela massa.

Deve-se ficar atento, entretanto, à conteúdos do estilo antes e depois, que mostra o desenvolvimento de tratamentos de pacientes em casos isolados, podendo gerar uma propaganda enganosa a respeito do procedimento médico.

Lembra dos limites? Vale a pena ressaltá-los aqui!

 

2. Conscientizar o público sobre a importância de procurar profissionais da saúde.

O uso da internet acaba quebrando vários galhos no nosso dia a dia. A facilidade de ter o Google como nossa enciclopédia permite que tenhamos acesso aos mais ricos e completos conteúdos, mas em alguns casos isso pode ser um problema.

Na saúde, principalmente, muita informação falsa ou especulação é compartilhada nas redes sociais, e confirmar a fonte da informação na hora de fazer uma pesquisa não costuma ser um hábito da maioria dos usuários. Se você pesquisar, por exemplo “garganta inflamada” no google, os resultados de imagem podem te fazer pensar que você está à beira da morte (não aconselho fazer essa pesquisa, alias).

Com isso, surge a necessidade de que os criadores de conteúdo sempre aconselhem os leitores que procurem um profissional da saúde para entender melhor o que os sintomas que motivaram a pesquisa podem significar.

 

3. Conquistar mais pacientes.

Muitos especialistas estão escolhendo voltar suas estratégias de marketing digital para as redes sociais por um único motivo: Visibilidade! Já dizia o ditado:“Quem não é visto, não é quisto”, e no marketing médico isso não poderia ser mais verdade.

Com tanta concorrência, tanto conteúdo partindo de outros médico e  perfis unicamente informativos, quem tem visibilidade consequentemente tem mais agendamentos. As redes sociais como o instagram e o facebook permitem que as contas veiculem campanhas de atração que tem taxas de visualização altíssima, com milhares de impressões todos os dias.

Cabe aí à qualidade do seu conteúdo de garantir a conversão ideal para que os pacientes não fiquem só nos likes e comentários, e partam para a ação e agendem seus atendimentos.

 

4. Fidelizar quem já se consulta com você.

A tecnologia de fato tem revolucionado o marketing na área da saúde, mas a forma mais garantida da sua clínica ter um alto volume de atendimento continua sendo o marketing de relacionamento.

Tratar bem seu paciente faz com que ele se sinta bem cuidado e confiante sobre o tratamento médico que está recebendo, sem contar que a um bom atendimento sempre pode gerar indicações para a sua clínica. Se um paciente gosta do resultado que tem no tratamento, ele faz questão de indicar os seus serviços para quem conhece. 

A tecnologia nesse sentido pode te ajudar também a manter um relacionamento duradouro com seus pacientes, através de campanhas personalizadas de e-mail e mensagens automáticas de remarcação de consulta e retorno.

 

Tendo em mente esses 4 tópicos antes de criar a campanha de marketing digital para a sua clínica, é hora de pensar estrategicamente em como atrair e se relacionar com os seus pacientes.

Softwares de gestão como o SaúdeVianet estão revolucionando a forma como os profissionais da saúde dialogam com seus pacientes. Por meio do sistema é possível disparar campanhas de e-mail personalizadas com conteúdo informativo.

Além disso, é possível automatizar pelo software o envio de mensagens de lembres e remarcações de consulta, garantindo assim a retenção e fidelidade dos seus pacientes.

 

Veja como um software de gestão pode ajudar no marketing da sua clínica.

 

Não acaba por aí as vantagens do SaúdeVianet para o marketing da sua clínica. Em parceria com a agência de marketing Estratagema digital, os usuários do sistema podem contar com campanhas exclusivas de qualidade estratégica para conseguir mais atendimentos.


O que achou desses 4 passos para trabalhar com marketing na área da saúde? Faltou alguma coisa? Você faz algo que não está na nossa lista? Conta pra gente nos comentários.

 

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Renan
Sobre o autor | Renan
Designer gráfico e amante da tecnologia, especialista em marketing digital, comunicação visual e estratégia de conteúdo.
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